O Ginete do Século VILSON SOUZA terá sua história eternizada em livro

Esta semana aconteceu o pré lançamento do projeto da biografia que eternizará a vida e obra de de Vilson Chalart de Souza. O encontro com a imprensa foi no Dallé Hotel. De acordo com o idealizador da proposta Renato Dalto, o escritor que alinhou o desfecho desta ideia junto com o neto de Souza, Pablo Alves que será o curador do projeto “Vilson Souza – Uma Biografia”. As fotos deste momento especial foram feitas por Rosane Coutinho.

 

O livro contará a trajetória do Ginete do Século, o homem que enforquilhou toda a revolução funcional do Cavalo Crioulo.  "Vilson Souza é um ícone.  Arrebatou  Cinco Freios de Ouro (um internacional), quatro Prata e dois Bronze.  A obra será escrita por Renato Dalto, que escreveu, entre outros, os livros “Freio de Ouro – uma história a cavalo”, “Luiz Martins Bastos – o criador símbolo da Raça Crioula”  e “ Sobre a terra – a trajetória de Eduardo Macedo Linhares”, descreve. 

A coletiva contou com a presença de Vilson Souza, do criador e apoiador desta iniciativa Oswaldo Pons da Cabanha Tupambaé. A obra terá textos, imagens e traçará todo o contexto onde Don Vilson realizou sua bonita trajetória.  

A obra será financiada através de apoiadores que podem adquirir cotas (Ouro, Prata, Bronze e Alpaca) e colocarem sua imagem no contexto de uma narrativa que, mais do que a história de um homem, é um referencial para a Raça Crioulo e a cultura gaúcha. Se o cavalo Crioulo é o símbolo oficial do Rio Grande do Sul, Vilson Souza representa a imagem que mais reflete nossa cultura: a estampa do homem de a cavalo.

É o homem que faz o cavalo e o cavalo que faz o homem. E assim se contará a  história do Ginete do Século da Raça Crioula. Vida e obra. Do pago onde nasceu até a glória do Freio de Ouro. Os antepassados. A ligação atávica com o cavalo. O compositor, domador, as noções de equitação clássica e campeira. O jeito de montar. A ciência do carinho. Um centauro com Itaí Tupambaé. Histórias do Freio. Doma, arreglo e observação. Enfim, todos os elementos que compõem a trajetória de Vison Chalart de Souza num livro ilustrado dividido em capítulos.

Até a Expointer de 2020, quando acontece o lançamento, será grande a expectativa de todos os apreciadores de Vilson para ver a obra finalizada e sua história eternizada para ser admirada pelas futuras gerações.

As fotos deste momento especial foram feitas por Rosane Coutinho.