Explosão de prazer em experiência sensorial que une o chocolate e o vinho

Na noite fria da última terça-feira, 16/07, com o belíssimo e acolhedor Restaurante San Valentino como cenário, mais de 20 convidados se reuniram para saber mais sobre dois produtos queridinhos dos gaúchos: vinho e chocolate.
A proposta foi de em um workshop descontraído ministrado por duas profissionais dispostas a compartilhar seus conhecimentos e proporcionar uma experiência única e inesquecível.
A engenheira química Juliana Ustra, representando Chocolates do Brasil, acompanhada de Lilian Roncone da Vai di Vinho, ofereceram uma noite de muita cultura, no que se refere ao universo que envolvem as duas estrelas da noite. Destaque para a origem dos vinhedos da campanha gaúcha e para as plantações de cacau do Brasil.
A degustação e harmonização entre vinhos, espumantes e chocolate é única, especial e vem dando o que falar. O processo foi realizado de maneira descomplicada e muito prazerosa por categorias, tipos das bebidas seu terroir com os teores dos chocolates. “Entre as opções de chocolate que apresentamos haviam alguns diferenciados com especiarias como café, coco e curry”, explica.
Segundo Juliana, o objetivo é mostrar que no território brasileiro existem vinhos e chocolates tão bom quanto os do exterior.
Os participantes se renderam e aplaudiram essa experiência sensorial única. As idealizadoras deste evento que teve sua primeira edição aqui em Bagé, e deve acontecer em outras regiões do Estado e País, promoveram uma imersão no universo dos chocolates que resultou em uma saborosa explosão de aromas.
O público foi estimulado a praticar o paladar enquanto saboreavam, conversam sobre o que mais gostaram, ao mesmo tempo que aprenderam a identificar os diversos perfis de sabores. Eles também apreenderam sobre o fascinante processo de fabricação dos ricos, aromáticos e cremosos chocolates provenientes dos grãos de cacau. Foram mais de 20 opções combinados harmoniosamente com vários rótulos de vinhos brancos, tintos e espumantes.
O evento contou com a parceria entre as Vinícolas Paraízo, Batalha, Peruzzo, Empório Don Basílio e S2 Turismo e Viagens.
A próxima edição do curso acontece no mês em Campo Grande no Mato Grosso do Sul.