Centro de Patologia amplia seu corpo clínico

Desde 1995, o Centro de Patologia está presente na vida da população de Bagé e região. Uma história de tradição e solidez que foi iniciada pelo médico David Salomão, com a proposta de fornecer serviços de anatomia patológica e citopatologia com qualidade e rapidez.
Em 2014 teve inicio seu plano de expansão, mudando de endereço e ampliando suas instalações, oferecendo aos usuários um prédio amplo, seguro e com estacionamento privativo no local.
Buscando a melhoria contínua de seus processos e mais do que a satisfação e a fidelização dos seus clientes, o Centro de Patologia segue investindo em equipamentos e estrutura física, bem como ampliando o corpo clínico. Agora, com quase 25 anos de funcionamento, o Centro avança e aposta na inserção do médico patologista Fernando Roman Mércio ao seu quadro de profissionais.
David comenta que já há alguns anos, vinha tentando contratar um novo profissional para dividir atribuições e responsabilidades inerentes à especialidade. "Isso melhora e qualifica o serviço oferecido pois, sempre é muito bem-vinda uma segunda opinião nos casos mais complexos que requerem a opinião de “outro patologista”, comenta.
Dr. David Salomão menciona que a vinda do Dr. Fernando Mércio irá unir a sua experiência adquirida ao longo de mais de duas décadas, à vontade, formação profissional e dedicação ao trabalho, que fazem parte do perfil do novo integrante da equipe.

Médico Patologista Fernando Mércio
Bajeense, com 33 anos, Fernando se formou em 2012, graduado pela Ulbra, fez residência na Santa Casa de Porto Alegre, no Laboratório de Patologia do Hospital Santa Rita, Complexo Hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre. O Centro de Patologia conta com 16 profissionais entre médicos, farmacêutica, administrador, recepcionistas, auxiliares administrativos, estagiários das universidades locais, auxiliares e técnicos de Laboratório.
Prestamos serviços em patologia cirúrgica, citopatologia, diagnóstico em trans-operatório, imuno-histoquímica e captura híbrida.

Consultores qualificados
Os renomados patologistas Dr. Pedro Bandeira Aleixo e Dr Roque Furian, do Laboratório Histolab de Porto Alegre e do Laboratório de Patologia do Hospital Santa Rita de Porto Alegre, considerado centro de referência nacional no diagnóstico e tratamento do câncer, atuam como consultores do Centro de Patologia.

A função do patologista
O médico patologista desenvolve um trabalho essencial na medicina – o diagnóstico morfológico das doenças inflamatórias ou neoplásicas, definindo se são malignas ou benignas. Cabe ao médico patologista a responsabilidade de indicar pelo seu laudo, o tratamento realizado por outros especialistas (ginecologista, cirurgião, oncologista, urologista, dermatologista, entre outros) que precisam de uma análise fidedigna e precisa das amostras retiradas para análise. Nessas situações, o material colhido será estudado seja ele biópsias, peças cirúrgicas, raspados ou aspirados de lesões. Para isso, ele será processado no laboratório e examinado minuciosamente, levando em conta o contexto clínico, exames de imagem, laboratoriais e informações fornecidas pelo médico assistente. Esse trabalho é relatado sob a forma de um laudo anatomopatológico.
A Sociedade Brasileira de Patologia enfatiza que é essencial a presença de um patologista durante alguns tipos específicos de cirurgias, para que, no ato cirúrgico, seja analisado o material retirado, definindo se a lesão é maligna ou não, o que determinará o que será feito a partir do diagnóstico, planejando a melhor estratégia de tratamento para cada paciente. “Um bom patologista salva vidas e preserva o futuro do paciente”.
Endereço: Av. Barão do Triunfo, 1341
Fone: 3242-9099