Emoção marca a abertura da mostra de 85 anos de amor pela raça crioula de Vilson Souza - Parte II

A Casa de Cultura Pedro Wayne foi cenário, ontem, 29.05, de uma noite memorável para os bageenses. Na ocasião, foi aberta a mostra dos 85 anos de amor ao cavalo crioulo, de Vilson Chalart de Souza. Reconhecido como o “Ginete do Século” pelas inúmeras premiações, e em especial por ter sido o domador que recebeu o 1º Freio de Ouro, marcando a história.
A homenagem da exposição teve o trabalho árduo e mútuo de profissionais e familiares que proporcionaram aos mais de 150 convidados presentes, momentos de grande emoção. Foram vários os depoimentos e as apresentações artísticas de pessoas que compreendem a importância da merecida homenagem a este exemplo de homem, que representa o povo gaúcho. Realizada pela Prefeitura Municipal de Bagé e Secretaria de Cultura e Turismo, a mostra idealizada e coordenada pelo advogado e neto do homenageado, Pablo Alves, tendo como cerimonialista Cema Isquierdo, curadoria da arquiteta e coordenadora da secretaria de turismo, Joelma Silveira e apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
A noite contou com apresentações de Joca Martins, Jari Terres, Tiago Cesarino e Felipe Pons, que animaram o público. A atuação sempre comovente do jornalista Nando Farinha que conhece a lida do homem do campo e que expressou palavras vindas do coração para apresentar e dar início a noite especial que estava por vir.
Autoridades, amigos, familiares e apreciadores da vida de Vílson Souza, se fizeram presentes e puderam conferir de perto, premiações e lindas imagens que compõem a galeria do homenageado. Tudo isto regados ao atendimento impecável de Maysa Lucas e sua equipe, representando Delícias da Edu . O profissionalismo de Higino Gonçalves pode ser visto na luz e som.
Vale ressaltar que a homenagem, acontece no mês que este amante da raça crioula aniversaria, além de promover a cultura gaúcha e exaltar esta linhagem equina. Pelas imagens é possível conferir o quanto este intitulado “Ginete do Século”, tem no seu diferencial o carisma e sensibilidade. Com isto, prova o quanto é possível, o contraste de ser ícone de um povo guerreiro e corajoso, e ainda assim ser amoroso e terno.
A abertura da mostra que segue em exposição na Casa de Cultura, teve ainda destaque para os amigos de uma vida inteira Walter Moura e Lito Sarmento, além da assinatura da parceria entre SEBRAE e a Prefeitura de Bagé. Projeto desenvolverá rotas turísticas incluindo essa personalidade local, Vílson Souza, e sua valorosa referência do homem gaúcho.
Créditos: Rosane Coutinho