Homenagem à Vílson Souza

A partir de 29/05, Bagé vai conhecer com riquezas de detalhes a obra de arte que foi a vida de Vilson Chalart de Souza. A mostra vai apresentar pontos altos dos 85 anos de amor ao cavalo crioulo, deste domador que é orgulho e referência do homem gaúcho em todo o Rio Grande do Sul, independente de época.
Esta homenagem, no mês que este amante da raça crioula aniversaria, além de promover a cultura gaúcha, exalta esta linhagem equina. Intitulado como “Ginete do Século”, com o número de 05 Freio de Ouro, 04 Freios de Prata e 02 Freios de Bronze que representa a máxima do culto as tradições gaúchas, o homenageado surpreende pelo seu carisma e sensibilidade. Com isto, prova o quanto, é possível, o contraste de ser ícone de um povo guerreiro e corajoso, e ainda assim ser amoroso e terno.
O mesmo homem que anos atrás conquistou a primeira competição do Freio de Ouro, tem a capacidade emotiva de sorrir e chorar ao mesmo tempo, quando a emoção sufoca as palavras em momentos de realização pessoal e familiar.
A exposição acontece na Casa de Cultura Pedro Wayne, e tem a data de abertura intimista no dia 29 de maio apenas para convidados do ginete, existe uma lista muito especial de convidados, atrações e celebridades em nossas tradições como: Joca Martins, Sergio Coirollo, apresentação de Fábrica de Gaiteiros, Tiago Cesarino entre outras.
Um evento realizado pela Prefeitura Municipal de Bagé e Secretária de Cultura e Turismo, com idealização e coordenação de Pablo M. Alves (neto do destaque), administração de Cema Isquierdo e Curadoria de Joelma Lemos Silveira. E apoio fundamental da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos - ABCCC.
Ainda na mesma ocasião, se firmará a parceria entre SEBRAE e a Prefeitura de Bagé, que desenvolverá rotas turísticas incluindo Vílson Souza, esta valorosa referência do homem gaúcho.
As imagens deste grande momento serão registradas pela fotógrafa Rosane Coutinho e divulgadas nesta plataforma digital, onde se encontram os eventos mais badalados da cidade, o site RVsocial.
Aguardem!
Crédito de imagem: Alexandre Teixeira.